Prestadora de serviço para gráficas, instituições de ensino e empresas, Adriana diz que já se acostumou com o fato de trabalhar em casa. "O principal benefício é, sem dúvida, ter horários mais flexíveis, por outro lado, implica em ter mais disciplina para não perder o foco. Trabalho é trabalho e isto deve ficar bem claro. Uma pessoa desorganizada certamente terá dificuldades em se adaptar à modalidade".
Assim como cresce cada vez mais o número de autônomos que preferem exercer a atividade profissional em casa, ao invés de alugar um imóvel para este fim, as próprias empresas também têm aberto essa possibilidade aos seus colaboradores.
Com disciplina e foco, home office é uma boa opção; empresas também adotam a solução para cortar custos
Além de crescente, especialistas dizem que o home office é uma tendência irreversível. Uma pesquisa feita pelo Centro de Estudos sobre Tecnologia da Informação e da Comunicação (Cetic.br), do Comitê Gestor de Internet no Brasil, revela que 62% das grandes empresas, 40% das médias e 23% das pequenas oferecem sistemas que possibilitam aos seus colaboradores o acesso aos arquivos da empresa em rede, sem que seja necessário sair de casa. Da mesma forma, uma pesquisa realizada pela Hays sobre o assunto reforça essa tendência. De acordo com o levantamento, o home office já é adotado por mais de 31,2% das empresas.
A consultora em Desenvolvimento Humano Jane Eyre Colombo Cruz diz que essa modalidade também é vantajosa para as empresas, uma vez que diminui custos operacionais e permite que novos colaboradores sejam contratados sem que haja a necessidade de investir na ampliação do espaço físico.
Em contrapartida, ela ressalta que, para a experiência ser bem-sucedida, o patrão tem que deixar claro ao colaborador o que espera dele. "É preciso, nesse sentido, definir quais as metas, os prazos e as condições para que o trabalho seja finalizado. Caso contrário, o colaborador pode não cumprir devidamente as suas obrigações", diz.
Prós e contras
Jane menciona que, além da flexibilização do horário, outra vantagem do home office é o ganho de tempo, já que o profissional não precisa enfrentar - e nem se estressar no - trânsito na hora do rush. Além disso, não ter gastos adicionais com a alimentação em restaurantes no almoço e não se preocupar com a compra e o uso de uniformes e roupas para o trabalho tornam a solução ainda mais atrativa.
Entretanto, nem tudo são flores. A consultora de Desenvolvimento Humano afirma que uma das principais desvantagens vivenciadas por estes profissionais pode ser a perda da habilidade em se relacionar com as pessoas. "Tais profissionais não têm ao lado colegas de profissão para tirar dúvidas ou conversar. Isso faz com que o indivíduo, muitas vezes, se feche em seu mundo e tenha dificuldade em se relacionar, inclusive, na sociedade", explica.
ATUAÇÃO
Home office pode ser adotado em áreas como tecnologia da informação, contabilidade, telemarketing, vendas, arquitetura e design de interiores, editoração e edição de textos, edição de audio e vídeo, consultoria financeira, entre outras.
Home office pode ser adotado em áreas como tecnologia da informação, contabilidade, telemarketing, vendas, arquitetura e design de interiores, editoração e edição de textos, edição de audio e vídeo, consultoria financeira, entre outras.
Se por um lado a solidão pode ser prejudicial para o profissional que trabalha em casa, a falta de sossego pode comprometer igualmente a produção. "Trabalhar enquanto o cachorro late e os filhos e a família pedem atenção está longe de ser o ideal. É aí que a compreensão e o entendimento dos familiares fazem toda a diferença", pontua Jane. Indefinição de horários entre trabalho e lazer é outra desvantagem, mas cada caso é um caso. Por isso, é preciso pesar os prós e contras.
Fonte: Odiario Maringá
http://www.maringa.odiario.com/empregos/noticia/549298/home-office-e-uma-tendencia-irreversivel/





0 comentários:
Postar um comentário